O Projeto

CONCEITOS BÁSICOS

A economia circular refere-se a um conceito econômico que se inscreve no marco do desenvolvimento sustentável. Por definição, a economia circular é reparadora e regenerativa, tendo como propósito conseguir que os produtos, componentes e recursos em geral mantenham sua utilidade e valor em todo momento da cadeia. Pretende criar, uma nova economia, circular, e também não linear, fundada sobre o princípio de “terminar” o ciclo de vida dos produtos, serviços e resíduos entre outros.

A economia circular propõe um novo modelo de sociedade que utiliza e otimiza os estoques e os fluxos de matérias, de energia e de resíduos, trazendo assim à eficiência da utilização dos recursos, e tem como objetivo passar a um modelo de criação valiosa, positiva sobre o plano social, econômico e ambiental. É uma alternativa atraente e viável que diferentes empresas já têm começado a explorar.

Para o setor privado, os modelos da economia circular permitem reduzir sua vulnerabilidade às mudanças de preços das matérias prima, gerar poupanças, alcançar novos mercados, e melhorar sua relação com seus clientes. E para as cidades, oferece um marco para criar economias resilientes em ambientes saudáveis.

O Conceito de inovação está relacionado sempre a geração de valor ao consumidor, através da criação e posicionamento no mercado. No âmbito do empreendedorismo social, com intuito de geração de valor em social em alta escala, insere-se as considerações sobre estratégias de escalabilidade e replicabilidade. A primeira pautada no crescimento, e a segunda, na capacidade de geminação da iniciativa em outro local.

Desta forma, o conceito de economia circular somado a introdução de técnicas de beneficiamento, torna o projeto altamente inovador, por tratar de modo conjunto:

 

Convite para participação de instituições

O IABS, por meio do Projeto “Maceió Mais Inclusiva através de Modelos de Economia Circular” convida as instituições interessadas a participar do processo seletivo do Estudo da utilização de resíduos e subprodutos das cadeias produtivas do sururu e da pesca como base para novos produtos e atividades baseados no conceito e economia circular.

Baixe o Termo de Referência e leia todas as orientações sobre a contratação.