Apresentação

Criado em 2003, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Seu objetivo permanente é contribuir para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis local, regional, nacional e internacional. Para suas ações, considera a integridade e qualidade socioambiental, o desenvolvimento e o fortalecimento institucional, a defesa do patrimônio natural e cultural, a melhoria da qualidade de vida e a garantia do acesso a tais benefícios às gerações presentes e futuras.

O IABS considera que o desenvolvimento global, apesar de amplo, se insere e materializa no âmbito local, em sua forma mais essencial e próxima de quem realmente vivência este processo. Não é simplesmente um reflexo genérico de um modelo nacional ou regional, mas sim um processo nos quais os atores devem empoderar-se para a formulação, decisão e implantação dos caminhos para o seu próprio desenvolvimento.

É em tal contexto que o IABS se propõe a criar, juntamente com os seus parceiros e com a comunidade beneficiária, ações efetivas de fortalecimento institucional, diálogo social, alternativas econômicas e socioambientais.

Acreditamos que a pobreza, a falta de cidadania e a exclusão social, em todas as suas vertentes, ainda atingem grande parte da população mundial e inibem qualquer forma de desenvolvimento que se pretenda sustentável.

Núcleos Temáticos

Nossas atividades estão organizadas em núcleos temáticos previstos no estatuto da instituição, e que expressam as nossas maiores vocações.

  • Aquicultura e Pesca Sustentáveis
  • Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sociais
  • Diálogos Sociais e Gestão de Conflitos
  • Energia Inclusiva
  • Meio Ambiente e Áreas Protegidas
  • Turismo Sustentável

nucleos

Legislação Vigente da OSCIP

Estatuto

O Estatuto é composto por 12 capítulos que tratam da instituição, sede, foro e duração do IABS; dos objetivos do instituto; dos sócios; da administração e organização; do Conselho Fiscal; do patrimônio; das receitas; dos recursos financeiros; do exercício fiscal e da prestação de contas.
Baixar a versão mais recente do Estatuto IABS.

Conceito e Base Legal

Linha do Tempo

2002
Um grupo de profissionais com atuaçao em diferentes áreas de conhecimento se une para fundar uma organização com intuito em desenvolver projetos, ideias e programas a partir de um novo modelo de desenvolvimento, mais justo e sustentável para as atuais e futuras gerações.
2003
2004-2006
2006
2006-2012
2013
2013-2015
2015