aquicultura

Missão: Gerar alternativas sustentáveis através da promoção das potencialidades locais das comunidades pesqueiras e aquícolas.

O Núcleo de Aquicultura e Pesca Sustentáveis do IABS tem como objetivo promover e fortalecer alternativas de geração de trabalho e renda ligadas à produção de alimentos no setor. Busca a melhoria das condições de vida e a valorização sociocultural de comunidades costeiras e ribeirinhas, compatibilizando suas vocações naturais com suas atividades produtivas. Atua na elaboração, gestão e execução de projetos, em ações de formação e fortalecimento institucional e na geração e difusão de tecnologias e conhecimentos. Experiências mostram que as atividades aquícola e pesqueira, quando planejadas e tratadas de maneira sustentável e responsável, podem se constituir em um importante vetor socioeconômico e de desenvolvimento local, sem prejuízos para as gerações atuais e futuras.
O quadro atual nos mostra uma pesca tratada de maneira irresponsável, que, em curto prazo, pode acarretar a redução da segurança alimentar, o desemprego e a intensificação de crises ambientais. Já a aquicultura, ainda que considerada uma atividade relativamente nova, vem crescendo cada vez mais. Se planejada de forma sustentável, pode suprir os déficits econômicos e sociais causados pelo modelo praticado na pesca extrativa.

Principais linhas de atuação

Apoio à certificação de sustentabilidade de pescarias e atividades aquícolas.
Produção, gestão de negócios sociais e inserção produtiva de produtos de base comunitária.
Estruturação, ordenamento e sustentabilidade de atividades e comunidades extrativistas.

Projetos do Núcleo: